O que fazer depois de captar um Lead?

Com o crescimento das redes sociais e a força dos dispositivos móveis, a conectividade está cada vez maior. O que não mudou foi a popularidade do e-mail, que, com estratégias cada vez mais alinhadas, as vendas repetidas são realizadas devido ao e-mail. Ao contrário do que muitos pensam, as taxas de aberturas estão aumentando e esse fato se deve muito aos aparelhos móveis. Segundo dados do eMarketer* coletados a partir de informações da Return Path aponta que no Brasil a abertura de e-mails ainda predomina em webmails (49%), desktops (19%) e 33% são abertos em móbile.

As técnicas da utilização do marketing relacional tem mudado muito a forma de relacionamento com potenciais clientes. Em vez de enviar e-mails promocionais com frequência para toda a base, um e-mail com conteúdo que possa ser útil e relevante, como por exemplo,um e-book, esta troca de valor vem aumentando as listas de contatos com geração de leads. E o que fazer após o engajamento inicial?

Segmente sua base de e-mails:

Uma das técnicas mais poderosas para aumentar a eficácia de sua campanha de e-mail é segmentar suas listas, ou através de uma tag com e-mails mais direcionados. Envie campanhas segmentadas, com base em qualquer campo personalizado ou tag que você adicionar ao sistema (como cidade, profissão, interesses, etc). Separe os clientes com base de dados sólidas não apenas com informações do perfil demográfico (idade, sexo e classe social), mas também com qualquer outra que seja relevante para o seu negócio, isso aumentará as chances de fidelização. Normalmente, a segmentação o leva a novas perguntas que, por sua vez, serão traduzidas em uma segmentação mais detalhada, proporcionando novas ideias e ações. É importante que você conheça seus leads, o que eles desejam, e principalmente o seu comportamento. Na E-goi através do Track & Engage você tem como saber o que os seus contatos fazem no seu site e assim segmentar de acordo com o seu comportamento. Acredite, separando sua lista em grupos específicos e automatizando processos a quantidade de campanhas aumentará consideravelmente o que contraria o que muitos pensam.

Automatize o seu e-mail marketing:

Automatize o seu processo de comunicação a partir de visitas às páginas web, registro de eventos, e ações dos seus contatos, pode automatizar um e-mail ou um SMS. Desencadeando automações baseadas em uma fase ou mudanças de status, permite automatizar o processo de vendas, como um negócio dentro do seu ciclo de vendas. Ao converter uma venda, você pode automatizar o disparo de um e-mail ou SMS, ou até mesmo um Push, enviando um desconto especial dos produtos relacionados aos da compra. Pode também adicionar uma tag de forma automática, exemplo. exemplo “leads quentes” aos contatos que abrirem um e-mail e ao mesmo tempo marcar como “lead frio” para quem não abrir. Pode também enviar um mini questionário para aqueles que abandonaram o carrinho de compra com um incentivo perguntando o motivo de não ter comprado. Automatize um processo de acordo com um clique num link ou um cadastro, uma recomendação, e muito mais!

Não esqueça de a cada 3 meses realizar a gestão de engajamento de seus contatos. De nada adianta manter em sua base contatos desinteressados, e os engajados transforme em clientes, especialmente se já estão prontos para comprar.

Por: Airton H. Schaefer

Fonte: eMarketer – mais informações sobre estudo clique aqui

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *